top of page
Logo (Transparente).png
Foto do escritorRafael Morais

Napoleon Hill, o divulgador do sucesso!

Napoleon Hill foi um autor americano, considerado um dos primeiros na arte da autoajuda de sucesso. Sua maior obra foi o livro "Quem pensa, enriquece", que é considerado um best-seller internacional.

Hill nasceu em uma família pobre no estado da Virginia, em 26 de outubro de 1883. Quando tinha 10 anos de idade perdeu sua mãe. Aos treze anos escreveu um pequeno jornal chamado “Mountain Reporter”. Em 1908, por causa de suas reportagens para o jornal, Napoleon Hill teve a oportunidade de entrevistar o industrial Andrew Carnegie, que não só era o homem mais rico do mundo na época, mas o segundo homem mais rico que a humanidade já conheceu, depois de John D. Rockefeller.

Andrew Carnegie, na ocasião com 73 anos, viu um brilho diferente nos olhos de Napoleon Hill e decidiu revelar ao jovem repórter a sua crença de que seria possível, por meio de extenso trabalho de pesquisa, identificar em homens de triunfo características que poderiam ser desenvolvidas nas pessoas. Era a ciência pela qual tinha prosperado e se tornado um homem tão importante, uma espécie de fórmula para o sucesso. Uma seleção de virtudes, que se combinadas em uma personalidade garantiriam o completo êxito de tal indivíduo. Disse que era necessário identificar as características dos homens e mulheres de sucesso e que poderiam ser implementadas pelo homem comum, contanto que houvesse um método.

Napoleon Hill dedicou mais de 20 anos de sua vida entrevistando e investigando grandes vencedores e suas carreiras, a fim de isolar e identificar as razões pelas quais tantos e tão poucos conseguem alcançar o sucesso. Entrevistou mais de 16.000 pessoas, dentre elas os 500 milionários mais importantes da época e que mostraram a ele a fonte de suas riquezas. Dentre outras personalidades que fizeram parte da pesquisa de Napoleon Hill temos: Thomas Edison, Alexander Graham Bell, Henry Ford, Elmer Gates, Theodore Roosevelt, William Jennings Bryan, George Eastman, John D. Rockefeller.

O resultado de sua pesquisa foi apresentado em 1928, ano que publicou sua primeira obra “A Lei do Triunfo”. Este livro foi o primeiro tratado mundial sobre formação de líderes e até hoje se apresenta como um dos livros mais estudados do mundo. Hill concluiu que uma das principais características que estes homens tinham em comum e que elevava as suas lideranças era a aplicação do Master Mind. Ele apresentou formalmente, nesta obra, o conceito sobre o que é Master Mind e como aplicá-lo.

Entre os anos de 1933 e 1936, Napoleon Hill se tornou conselheiro do ex-presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt.

Além de pioneiro no estudo do comportamento humano para o sucesso, Hill ainda é provavelmente o pensador que mais inspira outros autores nessa área do conhecimento. Suas obras exploram o poder de acreditar em si mesmo, e como isso pode influenciar no sucesso.

Faleceu no ano de 1970, com mais de 10 obras em seu currículo, como "Sucesso e riqueza pela persuasão" e a "A chave para a riqueza". Sua fundação, a The Napoleon Hill Foundation (EUA), atua mundialmente e protege a memória de Napoleon Hill, além de divulgar suas idéias e trabalhos em prol da construção de um mundo melhor.

Se você gostou deste conteúdo, clique no link e se inscreva para receber nossos conteúdos exclusivos.

bottom of page