top of page
Logo (Transparente).png

Ayrton Senna, o inspirador de gerações!

Ayrton Senna da Silva, ídolo mundial, o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. Conquistou três vezes o campeonato mundial de Formula 1 correndo pela McLaren. Em 10 anos na categoria, disputou 116 corridas, conquistou 65 pole positions e ganhou 41 grandes prêmios, dentre eles, o GP de Mônaco por seis vezes, sendo considerado então o "O Rei de Mônaco".

Ayrton nasceu em São Paulo, no dia 21 de março de 1960. Filho de empresário do ramo metalúrgico, com quatro anos de idade ganhou seu primeiro kart. Começou no automobilismo em 1981, sagrando-se campeão nas principais categorias de base européias, o que o levou a receber seu primeiro convite para ingressar na Formula 1, em 1984, vindo então a assinar contrato com a equipe Toleman.

Na Fórmula 1, em sua primeira temporada pela Toleman, subiu ao pódio no GP da Inglaterra e no GP de Portugal. Em 1985 assinou contrato com a equipe Lotus onde participou, entre os anos de 1985 e 1987, de 48 grandes prêmios e venceu seis. Em 1987 assinou com a McLaren-Honda, subindo ao pódio pela primeira vez, no ano de 1988, como campeão mundial de Fórmula 1, em Suzuka no Japão. Em 1989 foi vice campeão mundial. Em 1990 conquistou seu segundo titulo mundial e, em 1991, mais uma vez, foi o campeão do mundo. Em 1994, o tricampeão foi contratado pela equipe Williams, ultima equipe antes de sua morte.

Senna faleceu em Ímola na Itália, no dia 1º de maio de 1994 durante o Grande Prêmio de San Marino, quando seu carro saiu da pista na curva Tamburello e bateu no muro de proteção. Sua morte, assim como o funeral e o velório provocaram uma das maiores comoções da história do Brasil, com repercussão mundial. Foi sepultado como um dos maiores esportistas do mundo no século XX, e ainda hoje, depois de duas décadas de sua morte, é reconhecido como o maior ídolo do Brasil.

Ayrton Senna permanece vivo em nossos corações e pensamentos, tendo se tornado um homem genuinamente imortal. Os seus ideais estarão sempre cravados no peito dos que o admiram, seja pela superação, dedicação ou pelo seu gosto insaciável de vitória. Ele foi, é, e sempre será uma fonte de inspiração para todas as gerações.

Se você gostou deste conteúdo, clique no link e se inscreva para receber nossos conteúdos exclusivos.

bottom of page