top of page
Logo (Transparente).png

Abraham Lincoln, o grande líder da América!

Ao lado de George Washington, Abraham Lincoln é considerado um dos mais importantes presidentes americanos da história. Decretou a emancipação dos escravos, foi considerado um dos inspiradores da moderna democracia e tornou-se uma das maiores figuras da história americana. Foi o 16º presidente dos Estados Unidos, durante os anos de 1861 a 1865, enfrentando a Guerra da Secessão por longo período de seu governo.

Filho de camponeses, Lincoln nasceu em uma cabana próximo a Hodgenville, Kentucky, em 12 de fevereiro de 1809. Com sete anos já trabalhava no campo. Perdeu sua mãe aos nove anos de idade. Em 1830, junto com seu pai, sua madrasta e seus meio-irmãos, mudou-se para Decatur, no Illinois, onde trabalhou durante algum tempo cortando toras para cercas. Em 1831, ele deixou sua casa e trabalhou em vários tipos de empregos, como condutor de barcos e lojista. Nas horas vagas se dedicava-se à leitura. Participou como Capitão voluntário na luta contra os índios no sul do Estado. Foi chefe dos correios e trabalhou na demarcação de terras para o governo.

Em 1837 tornou-se advogado. Trabalhou defendendo as causas dos pobres e humildes. Abolicionista convicto e crítico declarado da escravatura, Lincoln participou de vários debates sobre se a escravatura deveria ou não ser legalizada nos novos territórios que se haviam tornado estados. A oratória brilhante de Lincoln o fez famoso nacionalmente, levando o recém-formado Partido Republicano a escolher-lhe em 1860, após uma carreira dedicada a política, como candidato à presidente do país. E Lincoln foi eleito.

Se tornou o primeiro presidente do Partido Republicano dos Estados Unidos da América. Governou de 1861 a 1865, liderando o país de forma bem-sucedida durante sua maior crise interna, a Guerra Civil Americana, preservando a União, abolindo a escravidão e fortalecendo o governo nacional. Ficou marcado por ser um “governo do povo, pelo povo e para o povo”, o que o deu fama mundial. Em 14 de abril de 1865, Lincoln assistia a um espetáculo no Teatro Ford, em Washington, quando foi assassinado por um escravista intransigente através de um tiro que o atingiu na nuca, levando-o a falecer no dia seguinte.

Dotado de uma profunda fé religiosa, suas maiores qualidades residiam na capacidade de compreender os problemas mais graves e na habilidade que possuía para expressar suas convicções de uma maneira absurdamente clara. Dizia sempre que a maior qualidade de um líder é saber desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. Sabia dar liberdade para as pessoas agirem, e se responsabilizava quando algo dava errado. Ao invés de coagir, persuadia. Estava sempre acessível para os seus. Em vista disso, Lincoln foi e é considerado até os dias de hoje, sem dúvida, um dos maiores líderes que neste mundo já existiu.

Se você gostou deste conteúdo, clique no link e se inscreva para receber nossos conteúdos exclusivos.

bottom of page