Sonhos, lutas, dificuldades, obstáculos, desafios... O que fazer com tanta coisa para enfrentar e realizar, sem ter a certeza de que irá conseguir, e ainda por cima, sem nunca estar totalmente preparado? A resposta mais uma vez é bem simples: Apenas dê o melhor de si!
Primeiramente, quando nos deparamos com algum obstáculo, logo nosso cérebro tenta nos sabotar, dizendo a todo o momento que possivelmente não dará certo, que não estamos prontos para encarar, e a partir daí, desistimos. No entanto, precisamos reconhecer que o real papel de nossa mente é nos manter vivos, e quando ela se depara com algo que nos tirará de uma suposta “zona de conforto”, atua fortemente para nos fazer abandonar. Em vista disso, saiba que todo o receio que sentimos ao encarar um novo obstáculo é algo natural, e não podemos deixar com que ele tome as rédeas de nossas decisões.
Entendido o processo mental, partimos agora para a desconstrução da “autodesanimação”, que fazemos de forma proposital, inventando inúmeras desculpas para não prosseguir, não tentar, não realizar. Pois bem, praticamente tudo na vida é baseado na incerteza, entretanto, há algo que a certeza é realmente plena: se você não decidir agir e enfrentar seus desafios, tenha a óbvia certeza de que não irá conseguir realizá-los. Outro ponto é a comparação. Parece que sempre tem alguém melhor que nós, mais preparado, e por isso, mais uma vez desistimos. Entenda que sempre haverá alguém pior e alguém melhor que você, e se for usar isso como ponto chave para agir, tenha também a certeza de que jamais sairá do lugar.
Assim, se a certeza da derrota já temos, porque não tentar a vitória? Mesmo se sentindo despreparado, desmotivado, vá e tente. Jamais haverá circunstâncias perfeitas para realizar o que se quer, sempre existirá um empecilho, uma dificuldade. Se você for esperar as coisas ficarem perfeitas, morrerá cheio de desculpas e com uma coleção enorme de arrependimentos. E como já dizia Giovani Boccaccio, grande escritor italiano do século XIV, é melhor se arrepender por algo que fizemos do que por algo que deveríamos ter feito.
Portanto, ao invés de gastar energia pensando em desculpas e justificativas, gaste-a desconstruindo sua “autopiedade” e indo com tudo pra cima de seus sonhos e desafios, independentemente de quão grande eles sejam. E mesmo que no final não dê certo, você sempre sairá ganhando, pois terá aprendido novas coisas, tido novas experiências. Dessa forma, estando motivado ou não, com ou sem medo, preparado ou despreparado, não importa, apenas vá e dê o seu melhor.
Se você gostou deste conteúdo, clique no link e se inscreva para receber nossos conteúdos exclusivos.