top of page
Logo (Transparente).png
Foto do escritorRafael Morais

Caito Maia - Chilli Beans


Quem é Caito Maia?


Caito Maia é o fundador da Chilli Beans, a marca líder de óculos no mercado brasileiro e com lojas em diversos países, faturando mais de R$ 500 milhões por ano e gerando mais de 3.500 empregos.


Atualmente, a Chilli Beans de Caito Maia tem no mercado 804 franqueadas. E faturamento anual de cerca de R$ 700 milhões.


Há 20 anos no mercado, a marca de óculos surgiu da experiência de Caito ao ir para os Estados Unidos. Ele trazia produtos para revender e, pouco a pouco, surgiu a Chilli Beans.

De acordo com a revista Exame, o plano de Maia para a grife é atingir faturamento acima de um R$ 1 bilhão em cinco anos – e mais de 1,2 mil franqueados pelo mundo.


Antonio Caio Gomes Pereira Filho nasceu em 1969, na Granja Viana, município da Grande São Paulo.


Há cerca de 20 anos, Caito mudou-se para os Estados Unidos. A ideia era estudar música e tornar-se um astro.

Estudou a arte em Berkeley, mas os planos foram diferentes do imaginado. De volta ao Brasil, trazia consigo unidades de óculos-de-sol para vender.

Em uma Parati surrada, colocava os produtos que fornecia para conhecidos.

Depois, Caito Maia arriscou-se como revendedor de duas multimarcas. A experiência, contudo, foi frustrada e ele levou calotes.


A Chilli Beans surgiu em 1997, com um estande no Mundo Mix, em São Paulo. Depois, ganhou espaço na Galeria Ouro Fino, também na capital paulista.

O primeiro quiosque próprio veio em 2000, no shopping Villa-Lobos (São Paulo).


As primeiras franquias da marca de Caito surgiram no ano seguinte. Já em 2002, veio a primeira loja da grife de óculos. Ela foi inaugurada no shopping Ibirapuera.


O grande diferencial desde o início, além da ligação com a música e a moda, que pautam os modelos, foi que o consumidor tem contato direto com o produto.


A primeira unidade internacional da Chilli Beans foi a de Portugal – em seguida, foi a vez de uma loja nos Estados Unidos.


Em 2006, o portfólio da grife de Maia cresce e, junto aos óculos, são vendidos também relógios e outros acessórios.


No ano de 2012, a Gávea Investimentos tornou-se sócia de Caito na Chilli Beans. O grupo é proprietário de 29,8% da marca.


Além da característica self-service de óculos nas lojas, Maia inovou ao trazer novos modelos toda semana. E também ao fazer parceria com marcas consagradas no mercado, como Glória Coelho e Melissa, além de linha assinada por artistas – Anitta e Lenny Kravitz, por exemplo.


Cercado de bons profissionais na área administrativa e com um timing essencial para marketing, Caito fez com que a Chilli Beans se tornasse case de estudo em Harvard três vezes.


Anualmente, a Chilli Beans produz um cruzeiro onde são convidadas celebridades e pessoas do mercado. O tour, que envolve uma série de festas, custa cerca de R$ 3,5 milhões para a marca.


Além do Brasil e outros países da Américas Latina e do Norte, hoje a Chilli Beans está presente, também, na Tailândia.


Com 804 franqueadas espalhadas pelo mundo e faturamento de R$ 700 milhões, a meta de Caito Maia é que a Chilli Beans alcance mais de 1,2 mil pontos de vendas e fature mais de RS 1 bilhão em cinco anos.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page