Conhecer novos lugares no Brasil ou fora é o sonho de muitas pessoas. Mas além dos gastos mensais, os custos para viajar nem sempre são acessíveis, e então surge a dúvida: como juntar dinheiro para viajar?
Mesmo que você pense em fazer uma viagem mais simples, o fato é que o gasto não será apenas com a passagem. Existem custos de hospedagem, alimentação e, claro, ainda precisa sobrar algum dinheiro para se divertir durante o passeio. Isso sem considerar que, para viajar internacionalmente, você provavelmente terá alguns custos extras com documentação. E quando as férias são em família, os custos podem se multiplicar!
Tudo isso pode desanimar bastante. Mas calma! Isso não significa que o seu sonho é impossível. Você pode, sim, fazer a viagem dos seus sonhos sem bagunçar o orçamento familiar. Basta organizar sua vida financeira e fazer um planejamento adequado.
Nesse artigo, você vai aprender um pouco sobre como juntar dinheiro para realizar o seu sonhos de viajar.
- Organize sua vida Financeira
Antes de mais nada, é importantíssimo fazer um planejamento financeiro. E isso não vale apenas para quem está guardando dinheiro para viajar. Esse é um passo importante na vida de qualquer pessoa que queira alcançar seus objetivos e realizar os sonhos!
- Determine quanto você pode poupar por mês
Agora que você já sabe como está a situação financeira em casa, é mais fácil definir quanto você pode separar por mês para viajar. Nesse ponto, você pode encontrar duas situações:
Você consegue separar uma quantia considerável por mês para viajar
Não há folgas no seu orçamento
Se sua situação se enquadra no segundo caso, não precisa se desesperar. Continue lendo esse texto pois há algumas dicas para remediar esse problema.
- Encontre maneiras de economizar
Se, ao organizar as finanças da família, você percebeu que não consegue separar a quantia que precisa para a viagem, é hora de cortar custos.
O primeiro passo é identificar no seu planejamento financeiro todos os gastos supérfluos, ou que poderiam ser evitados com alternativas simples.
Veja alguns exemplos comuns de gastos que podem ser economizados:
Planos de telefonia pós pagos nem sempre são necessários, e podem sair do controle facilmente
Comida caseira, além de mais gostosa e saudável, também é mais barata
Pequenos gastos podem acumular, e muito - cuidado com compras pequenas e desnecessárias
A academia está cara demais? Você pode manter a forma com corridas ao ar livre
Cuidado com compras parceladas a crédito: os juros podem fazem um buraco no orçamento
- Procure formas de gerar renda extra
Se você já vasculhou todo o seu planejamento financeiro e não consegue encontrar mais oportunidades de reduzir os gastos, não desista! Existem várias formas de gerar uma renda extra e usar esse dinheiro para viajar.
Veja algumas soluções:
Venda itens que você não usa mais na internet;
Alugue um quarto da sua casa;
Trabalhe como freelancer nas horas vagas;
Inicie uma loja virtual;
Dê aulas particulares de conhecimentos que você domina, como inglês, Excel etc.
- Defina metas e prazos
As metas financeiras são essenciais para quem está pensando em como juntar dinheiro para viajar. Definir qual será o custo estimado da sua viagem dos sonhos é apenas o primeiro passo. É preciso definir também metas de médio prazo, como ter o suficiente para fazer em 6 meses e assim por diante.
Bom, com essas dicas dá para perceber que não é tão difícil assim ter dinheiro para viajar. Basta um pouco de análise, atitude e disciplina para fazer dar certo.
Para saber mais clique no link e faça o download do nosso e-book gratuitamente.