A primeira coisa a se fazer é ajustar o seu orçamento mensal, deixando de gastar mais do que você ganha, como já falamos em outros posts. Depois que você já ajustou esses números, você pode sim procurar uma renda extra, pois aí esse dinheiro entrará para você realmente de forma “limpa”, e não para pagar uma dívida ou um excesso de gastos que você aprontou no seu orçamento. Ao entrar uma renda extra, você poderá planejar o seu futuro financeiro, comprar algo que você muito queria ou até mesmo fazer aquela viagem dos seus sonhos. A saída convencional para aumentar a sua renda seria você pedir um aumento para o seu patrão ou procurar um novo emprego em uma empresa que pague mais. Se trabalha por conta própria, você poderia trabalhar mais, ou mudar de profissão.
Porém, como nem sempre essas são alternativas possíveis ou desejáveis, seguem abaixo algumas dicas para você encontrar uma rentabilidade extra e que ajudarão você a realizar os seus planos.
1. Alugue o seu imóvel
O mercado de aluguéis é uma ótima opção para quem está buscando uma renda extra. Então, se você tem um imóvel de temporada que ocasionalmente fique vazio ou se mora em alguma cidade legal, que atraia turistas, e tem cômodos sobrando em casa, a renda extra está bem perto de você.
2. Transporte pessoas
O Uber e o 99 POP estão aí, criando uma alternativa aos táxis e aproximando motoristas e passageiros. Porém, mesmo sem aderir a esses aplicativos e sem tirar uma licença de taxista, é possível ganhar dinheiro transportando pessoas. A ideia é prestar serviços para quem tem necessidades especiais de transporte e que deseja contar com a segurança e com a discrição que oferecem os motoristas particulares, sem ter que arcar com os altos custos de contratar um funcionário permanente.
3. Guie turistas pela sua cidade
Você pode apresentar sua cidade para visitantes e cobrar por isso. Para tanto, é claro, você precisa conhecer alguma coisa sobre a história do lugar, sobre os melhores atrativos que ele tem a oferecer, além de saber indicar bares e restaurantes e ficar atento para a agenda de eventos local.
4. Escreva livros
Se você tem capacidade para escrever bem, talvez seja a hora de produzir livros, que podem ser vendidos impressos ou em versão eletrônica. Para tanto, procure abordar temas que sejam do seu inteiro domínio ou que você tenha interesse em pesquisar. Junte as informações que você deseja transmitir e alinhe tudo com um bom texto.
5. Trabalhe como freelancer
Você pode ofertar as suas habilidades diretamente a pessoas e empresas que precisem delas para trabalhos temporários. As ofertas também podem ser feitas por intermédio de sites especializados nesse tipo de contratação. Aliás, existem até sites que apresentam as demandas para os freelas, que têm liberdade para escolher o que fazer.
6. Monte um brechó
Não é raro encontrar pessoas que estejam dispostas a doar ou a vender por um preço bem baixo aquelas roupas e calçados que não usam mais, os discos de vinil ou os livros que estão entulhando o armário e até aqueles equipamentos eletroeletrônicos antigos, que estão encostados, sem uso. Se você tem habilidade para lidar com comércio, revender esses objetos pode ser uma excelente maneira de obter uma renda mensal.
Conclusão
Hoje nós vimos algumas dicas de como se obter algumas rendas extras para se planejar para o futuro. Então agora é com você, mãos a obra.
Para saber mais clique no link e faça o download do nosso e-book gratuitamente.