Ao contrário do que muitos dizem, a independência financeira não é um objetivo quase impossível de alcançar, como a ideia de que é necessário acumular milhões de reais para ter uma renda passiva. Ser financeiramente independente não é uma questão absoluta, um “tudo ou nada”. Você pode – e deve – se tornar cada vez mais independente ao longo da vida e esse processo pode ser mais rápido e menos sofrido se você realmente entender o que está fazendo.
No começo da vida, somos totalmente dependentes de nossos pais ou responsáveis. Por isso, o primeiro gostinho de independência financeira vem quando conseguimos, com o resultado do nosso próprio trabalho, pagar todas as nossas despesas do mês. Aluguel, condomínio, IPTU, luz, água, telefone, gás, alimentação, transporte, lazer. É tanta coisa!
Mas, depois de um tempo, a gente percebe que a vida não se resume a pagar as contas do mês. Afinal, todos temos planos e sonhos que fogem dessa rotina de 30 dias. Viajar, fazer uma pós-graduação, trocar de carro, comprar um apartamento, se aposentar mais cedo…
Com a maturidade financeira, percebemos que precisamos manter o nosso custo de vida mensal sempre abaixo da nossa renda líquida, para que todos os meses sobre algum dinheiro, que será destinado a esses planos de médio e longo prazo.
Ter dinheiro suficiente para atingir essas metas com autonomia, sem pedir empréstimos ou recorrer à ajuda de parentes, é um novo patamar de independência financeira. É onde você ganha autonomia para decidir e concretizar seus próprios planos.
Por fim, claro, chegar na aposentadoria com patrimônio suficiente acumulado para manter o padrão de vida até o nosso último dia é a conquista final em termos de independência financeira.
Cada um desses passos pode ser mais fácil se você entender as quatro dicas a seguir.
Defina metas
Ganhe mais e gaste menos!
Não basta poupar. Invista!
Diversifique seus investimentos
A definição de independência financeira não é a mesma para todo mundo. Ela pode significar coisas diferentes para cada pessoa, dependendo do estágio de dependência ou independência em que você se encontra hoje.
O alcance da independência financeira é algo gradual, que você pode ir conquistando aos poucos. Em pouco tempo, é possível se tornar cada vez mais independente, se você for capaz de criar bons hábitos.
Se você quer ter dinheiro suficiente para fazer suas próprias escolhas e tomar suas próprias decisões e ser cada vez mais independente, essas quatro dicas com certeza vão te ajudar.
Esperamos que elas sejam úteis para você alcançar a sua independência financeira, qualquer que seja o significado dessa independência para você. Seja a aquisição de um bem, a viagem dos sonhos, um investimento na carreira ou uma aposentadoria tranquila.
Para saber mais clique no link e faça o download do nosso e-book gratuitamente.