Este é um tema polêmico e, infelizmente, no Brasil não temos a cultura de conversarmos sobre dinheiro. Ainda mais com as crianças! Ou seja, a maioria dos pais não fala sobre dinheiro com os filhos desde sempre até os dias de hoje. Não é porque não se preocupam com o futuro deles, mas porque isso não se tornou hábito entre as famílias!
Bom, então vamos direto ao ponto! A ferramenta que propomos para o início da educação financeira infantil de seus filhos será a mesada.
Uma boa forma seria trabalhar com o lúdico e a diversão, na qual os pais conversarão com seus filhos sobre dinheiro semanalmente e dividirão a mesada em 4 potinhos, que são: Galinha dos Ovos de Ouro, Caixinha de Natal, Diversão e Doação.
Os valores da mesada serão aqueles que os pais puderem dar, mas que seja toda a semana para criarem o hábito! Se for mais fácil, como uma sugestão, pode dividir os 4 pontinhos semanalmente, ou seja, dar dinheiro para um pontinho por semana. Será uma forma da criança conhecer sobre os tipos de dinheiro (cédulas e moedas), a contar o dinheiro, a imaginar um brinquedo que tenha vontade de comprar. Aprenderão também a comprar sozinhas a pipoca na saída da escola e receberem o troco, além de ajudar as pessoas que precisam com a graninha da doação!
A graninha da Galinha dos Ovos de Ouro será um valor em que ele deverá sempre receber e guardar, pois isso o ensinará sobre a busca pela independência financeira. Fará ele gravar que não se deve matar a galinha, mas sim viver dos seus ovos, ou seja, dos juros dela.
A graninha da Caixinha de Natal será um valor para ele juntar e comprar um presente que ele tanto gosta, especificamente no Natal. Isso o ensinará principalmente que se deve primeiro ter o dinheiro para depois comprar o que se quer, e não o que fazemos hoje, usar o crédito para tudo, comprando sem ter dinheiro.
A graninha da Diversão é um dinheiro que ele deverá receber e gastar, com qualquer coisa que quiser. Ela o ensinará que existe um dinheiro para poupar, como as duas graninhas que já falamos, e dinheiro para gastar como essa da Diversão. Aprenderá que precisa ter equilíbrio em tudo, inclusive com dinheiro.
E por último, a graninha da Doação. Que talvez seja a mais importante de todas. Ela será um valor em que ele receberá e doará, sempre. Isso o ensinará a ser generoso com dinheiro, altruísta, e principalmente, aprenderá que sem ajudar o próximo é impossível chegar a algum lugar na vida.
Pode parecer um assunto meio puxado para eles, mas será uma forma de vocês, pais, usarem o tempo que tem com seus filhos com mais qualidade, auxiliando para que o futuro deles seja mais promissor. Nosso Brasil precisa, e muito, de pessoas com maior organização financeira, que saibam fazer um orçamento familiar ou um controle financeiro pessoal bem feitos. Por isso, ressaltamos que a educação financeira para crianças deve ser iniciada desde cedo pelos pais e, com isso, formaremos pessoas mais saudáveis financeiramente!
Para saber mais clique no link e faça o download do nosso e-book gratuitamente.